Regulagem de Faróis

SAM_1650

O farol desregulado ou desalinhado pode atrapalhar a visão do motorista e condutores que estão na direção oposta. Para realizar a regulagem dos faróis é necessária à utilização de um equipamento específico para realizar esse serviço. O que pode causar a desregulagem ou desalinhamento dos faróis: Pequenas colisões. Rodar com frequência em estradas com desníveis. Rodar em estradas de terra e ambientes úmidos. Regulamentação O farol desregulado ou desalinhado pode causar acidente de trânsito e por isso rende ao proprietário do veículo uma multa, alguns pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retenção do veículo para regularização. Recomenda-se verificar a regulagem dos faróis em todas as revisões do veículo. A Oficina Irmãos Zimmer possui equipamentos e técnicos especializados para realizar o serviço de regulagem dos faróis.

Pneus

Pneus

Para cada veículo há um tipo de pneu apropriado. Isso evita má aderência e proporciona conforto e resistência ao transportar carga e passageiros. Por exemplo, um pneu com a nomenclatura 175/70 R13 S significa que ele tem 175 milímetros de largura e que a altura de sua lateral é de 70% dessa medida. O R é de radial, 13 é o diâmetro em polegadas do aro da roda e S indica que a velocidade máxima para este tipo de pneu é de aproximadamente 180 km/h.

 

Iluminação/Sinalização

Imagem sinalização

O sistema de luzes automotivas é responsável pela iluminação e sinalização das funções de um automóvel, bem como de sua visualização pelos demais motoristas e/ou pedestres. Suas diversas aplicabilidades permitem desde funções simples como iluminação por faróis até complexos sistemas internos de disponibilização de funções em computadores de bordo e outros sistemas que integram alguns veículos.

Escapamento

Escapamento

O escapamento é o conjunto de tubos e abafadores responsável por: • Reduzir o nível de ruído do motor, absorvendo as ondas sonoras e mantendo o ruído do motor dentro dos limites especificados por lei.• Controlar a pressão dos gases para obter o melhor rendimento do motor em torque, potência e economia de combustível.• Conduzir os gases resultantes da combustão para fora do veículo, evitando a possibilidade de intoxicação do motorista e dos passageiros.

Balanceamento

Os serviços de Alinhamento e Balanceamento são muito importantes e precisam ser feitos com atenção. Na Rede Bosch Service, há equipamentos de última geração e as melhores condições para fazer esses tipos de manutenção, fundamentais para que a dirigibilidade e o consumo de combustível não sejam comprometidos. É recomendável uma análise periódica no sistema do veículo. Muitas vezes são necessários ajustes corretivos, seguindo as especificidades de cada veículo. O alinhamento deve ser feito a cada 10 mil quilômetros. O balanceamento, a cada 5 mil quilômetros. Assim, é possível evitar que a direção do veículo trepide, “puxe” para um dos lados e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus.

Arrefecimento

Sistema de arrefecimento

Atualmente os veículos, em sua maioria, são refrigerados a água. Esse processo tem a vantagem de proporcionar temperatura adequada ao motor, aquecimento rápido em tempo frio e maior resistência ao superaquecimento. O sistema de arrefecimento tem como função manter o motor operando em uma faixar de temperatura ideal e constante, independentemente da exigência à qual esteja submetido. O radiador é a peça do sistema de arrefecimento que trabalha para manter a temperatura ideal do motor. Não é recomendável nem necessário fazer nenhuma manutenção periódica no radiador. Sua substituição deve ser realizada somente em caso de vazamento. Funções do aditivo do radiador: Impedir o congelamento e evitar a fervura do líquido de arrefecimento. Lubrificar o eixo de acionamento da bomba d’água. Prevenir corrosão nas partes metálicas do sistema. O sistema de arrefecimento do carro não se resume somente ao radiador. É composto por três peças importantes que comandam a refrigeração do motor, são elas: a válvula termostática, o termo-interruptor e o sensor de temperatura. Estes componentes possuem uma vida útil de 30.000 km. Deve-se, então, realizar a drenagem e limpeza do sistema, assim como a reposição do líquido ou solução (aditivo). Os sintomas indicativos da necessidade de verificação do sistema de arrefecimento são os seguintes: Líquido com cor de ferrugem. Líquido baixando acima do normal. Temperatura muito alta ou baixa. Consumo exagerado de combustível. Alteração na rotação do motor e queda de potência. Recomendações: • Alguns fabricantes indicam que se faça uma limpeza total do sistema todo ano. • A eficiência do líquido de arrefecimento diminui durante o uso. Troque o fluido regularmente de acordo com o manual do proprietário. Misture somente água isenta de minerais com baixos teores de sais, para evitar a formação de depósitos no sistema de refrigeração.

Troca de óleo c/ checklist

Faça a troca de óleo e lubrificantes com quem entende. Na Rede Bosch Service, profissionais bem treinados executam o serviço, evitando o desgaste prematuro do motor do seu carro. Isto porque o óleo tem como função lubrificar as partes móveis do equipamento e, assim, reduzir ao máximo o atrito entre elas. Dessa forma, ele contribui para diminuir o calor gerado com o funcionamento do motor, mantendo a temperatura das peças dentro dos limites adequados.

À medida que o carro é usado, o óleo é contaminado com os subprodutos gerados na queima do combustível. Aos poucos, vai perdendo as propriedades lubrificantes e tornando-se mais ácido, o que causa corrosão dos componentes do motor. Quem não fica atento à data indicada para troca, ao nível e à qualidade do lubrificante usado, corre o risco de fundir o motor do automóvel. É por isso que é tão importante fazer a substituição do óleo com quem entende. Na Rede Bosch, você pode confiar.

Catalisador

Imagen catalisador

Muito importante para o meio ambiente, o catalisador transforma gases nocivos da queima de combustível (monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos) em derivados menos poluentes (vapor d’água, gás carbônico – como o que exalamos na respiração – e nitrogênio).

É parte integrante do sistema de escapamento e é peça obrigatória por lei.